Comitivas de cavaleiros de Franca e região lotarão as ruas da cidade a partir das 10 horas desta quarta-feira para homenagear Nossa Senhora Aparecida. A cavalgada, que completa 20 anos de tradição, é um dos eventos que comemoram neste dia 12 de outubro, o Dia da Padroeira do Brasil. Realizadas em todo o Brasil, em Franca as solenidades estavam previstas para começarem ainda na madrugada. A programação segue ao longo do dia com missas, consagração, terço, apresentação de congada e procissões. Na Paróquia Capelinha, dedicada à santa, a expectativa é reunir 10 mil fiéis.
Realizada com o intuito de levar a imagem de Nossa Senhora para perto dos fiéis, a cavalgada tem saída da praça da Capelinha e espera atrair 700 cavaleiros. O percurso seguirá pela Rua São Paulo, Avenida Adhemar de Barros, Avenida Brasil, Avenida Presidente Vargas, Rua Júlio Cardoso, Rua Thomaz Gonzaga, Rua Floriano Peixoto, Rua Carlos do Carmo até chegar novamente na Rua São Paulo e encerrar na Rua Distrito Federal.
O coordenador-geral da festa na Capelinha, Hélio Mendes de Oliveira, disse que o evento reúne inclusive cavaleiros de cidades vizinhas e é aguardado por moradores do trajeto que ficam em frente suas casas para saudar Nossa Senhora. “A imagem vai à frente e o povo para e homenageia a nossa padroeira.”
Além dos cavalos, a imagem também é seguida por motociclistas e motoristas. Segundo Oliveira, todo o trajeto deve ser percorrido no intervalo de uma hora e meia com a participação de mil pessoas.
Após a chegada, os presentes receberão uma benção e acompanharão o Ângelus, programado para o meio-dia. Na sequência, haverá apresentação de três congadas. “É uma festa muito bonita. Os cavaleiros são muito devotos de Nossa Senhora e muitas famílias vão até a Capelinha acompanhar esse momento de fé”, disse o frei Alcimar Fioresi, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Ainda como parte da programação, às 15 horas haverá Momento Mariano e às 16h30 uma procissão pelas ruas vizinhas à igreja e posteriormente missa campal e coroação de Nossa Senhora presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini. Ao fim da celebração, os fiéis acompanharão uma queima de fogos e poderão participar da última noite da quermesse realizada no pátio de eventos da paróquia.
0 comentários:
Postar um comentário