12 de out. de 2011

Dia das Crianças faz usuários do 'Facebook' lembrarem a infância


Como manifestar a criança que há dentro de nós? Os usuários do Facebook, rede social mais acessada no mundo, encontraram uma maneira diferente e criativa, que começou no fim de setembro e intensificou-se no começo deste mês. Várias pessoas deixaram de lado suas fotos reais e colocaram em seus perfis imagens de seus personagens favoritos. E não são quaisquer personagens. Os usuários escolhem aqueles que mais marcaram sua infância. O movimento surgiu em comemoração ao Dia da Criança, mas não só em homenagem a suas infâncias. A intenção é dar um basta a violência infantil.

“Bora lá! Troque a foto do seu perfil por um desenho animado ou personagem de gibi que marcou sua infância, até o dia 12/10 (Dia das Crianças). É uma forma de manifesto contra a violência infantil.. (responsabilidade social, passe adiante). #Tô nessa! Se você compartilha desta ideia, copie e cole no seu mural... divulgue... troque a sua foto... diga não à violência infantil!”, esta foi uma das mensagens de incentivo que ‘correu’ por vários perfis.

Segundo o site “Know Your Meme” - site americano especializado em espalhar virais pela internet -, este movimento surgiu na Grécia ainda em 2010. A mensagem original, traduzida, dizia: “De 16 a 20 de novembro, vamos mudar nossas fotos de perfil para os nossos personagens de desenhos animados favoritos. O objetivo deste jogo é remover todas as fotos de humanos por alguns dias do Facebook.”

O movimento atual possui uma página oficial na rede, e já foi curtido por mais de 95 mil pessoas. Vários aderiram a campanha. Um deles foi o jornalista Bruno Silva, 23, de Ribeirão Preto. Desde a última quinta-feira, 6, o jovem trocou sua foto habitual pela do personagem Tintim, do desenho “As Aventuras de Tintim”. A animação, que conta a história de um repórter aventureiro fez sucesso nas telas na TV Cultura na década de 90, foi decisivo para Bruno escolher sua profissão. “Tintim é um viajante, detetive e repórter. É um desenho interessante e tem toda uma mística que o envolve.

Foi desenhado durante a Segunda Guerra Mundial, tem conflitos e contextos históricos que hoje fazem ainda mais sentido pra mim.”

A estudante de biomedicina Camila Alessandra Mini, 20, de Brodowski, também aderiu ao movimento. Em seu perfil, está a foto de Pedrita, ainda bebê, da família dos Flintstones. Ela ficou curiosa ao ver todos com as fotos mudadas, e perguntou ao seu irmão o significado. Desde então, não teve dúvida em participar. “Pelo fato de muitas pessoas terem modificado seu avatar, chamou atenção das pessoas que não sabiam sobre o assunto. Imagino que quanto mais pessoas terem o conhecimento sobre a exploração infantil, torna mais fácil perceber esse problema e incentiva as pessoas a denunciarem.”

Caso você queira participar, ainda dá tempo. Basta escolher aquele personagem que inspirou sua infância, e homenageá-lo no perfil de seu Facebook até amanhã. É a mobilização da rede social em defesa das crianças.

0 comentários:

Postar um comentário