2 de set. de 2011

PIB do Brasil cresce apenas 0,8% no 2º tri, abaixo do período anterior


O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre de 2011 registrou um avanço de 0,8% na comparação com o primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período de 2010, o indicador registrou crescimento de 3,1%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (2).

Vale lembrar que segundo a última edição do relatório Focus, do Banco Central, o mercado espera que o PIB cresça 3,79% neste ano.

Considerando o acumulado de 12 meses, o crescimento da economia foi de 4,7% em relação ao registrado nos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Por fim, no primeiro semestre o PIB apresentou expansão de 3,6%, alcançando R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre.

Fonte: IBGE

Demanda interna e externa

Do total do PIB no período, a taxa de investimento (formação bruta de capital fixo ponderada pelo PIB) foi de 17,8%, enquanto a taxa de poupança (popuança ponderada pelo PIB) foi de 18,1%. Como comparação, no mesmo período do ano passado essas taxas eram de 18,2% e 17,8%, pela ordem.

Em relação aos componentes da demanda interna, a formação bruta de capital fixo (FBCF ou investimento planejado) registrou expansão de 1,7% no segundo trimestre de 2011. Após apresentar crescimento de 0,7% no primeiro trimestre, a despesa de consumo das famílias voltou a acelerar e cresceu 1,0%. Já a despesa de consumo da administração pública teve aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior.

Pelo lado do setor externo, tanto as Exportações de Bens e Serviços como as Importações de Bens e Serviços apresentaram expansão, de 2,3% e 6,1%, respectivamente, após registrarem queda no trimestre anterior.

0 comentários:

Postar um comentário