30 de ago. de 2011

Rede da Sabesp rompe e parte da cidade ficará sem água hoje


O rompimento de uma tubulação da Sabesp, no cruzamento entre as Avenidas Doutor Hélio Palermo e Orlando Dompieri, ontem, deixou parte de Franca sem água. O problema atingiu 14 mil ligações em diferentes bairros da região central, Santa Cruz, Aeroporto e Paulistano. A tubulação, que tem cerca de 30 anos e fica sobre pilares em cima do córrego dos Bagres, rachou por volta das 8h30 da manhã. Ao meio-dia, muitas casas já estavam sem água. A previsão era de que o serviço voltasse ao normal até o final do dia.

Rui Engrácia, gerente distrital da Sabesp Franca, disse que o rompimento pode ter ocorrido em razão de um rebaixamento do terreno onde estão os pilares que sustentam as tubulações. “A região tem um trânsito muito intenso, muitas galerias e o tubo que tem 30 anos rachou.”

A comunicação da ocorrência aconteceu às 8h30 e, pela proximidade com a sede da Sabesp, logo a rede foi localizada e os trabalhos de recuperação iniciados. A previsão ontem era de que todo o abastecimento fosse retomado até a meia noite do mesmo dia. “Ela é uma tubulação grande de ferro, de 450 milímetros e que leva água para o nosso principal centro reservatório, que fica no alto do Santa Cruz”, disse Engrácia.

O gerente distrital afirmou também se tratar de um problema pontual e que a normalização do abastecimento da água começaria ainda no fim da tarde, de maneira gradual. Entre os bairros atingidos pela falta d’água na segunda-feira estavam Vila Santa Cruz, Jardim Ângela Rosa, Vila Scarabucci, Santa Hilda, Jardim Noêmia, Jardim Paraty, Parque Progresso, Jardim Alvorada, Vila Europa, Vila Marta, Bairro São José, Vila Industrial e toda a região do Aeroporto e bairros vizinhos.

Apesar do Centro da cidade depender do mesmo reservatório, uma manobra de remanejamento retirou água de outra região para que o local não ficasse sem. A medida ocorreu com o intuito de preservar os hospitais instalados na região. “O Centro está com água, tem baixa pressão, porém não faltou. Retiramos do reservatório da Capelinha, que atende bairros como Jardim Brasilândia e Paulistano.”

CONSCIENTIZAÇÃO
Na semana passada, a Sabesp anunciou uma campanha de conscientização para o uso racional e economia de água, já a partir de setembro. A meta é estimular a população a economizar 10% do consumo médio. Caso contrário, existe a possibilidade de faltar água e os rodízios serão inevitáveis. A Sabesp tem uma produção diária de 73 milhões de litros.

Confira os bairros atingidos:

Santa Cruz, Jardim Ângela Rosa, Vila Scarabucci, Santa Hilda, Jardim Noêmia, Jardim Paraty, Parque Progresso, Jardim Alvorada, Vila Europa, Vila Marta, Bairro São José, Vila Industrial, Vila França e Santa Rita.

0 comentários:

Postar um comentário