O Magazine Luiza divulgou na última segunda-feira que pretende abrir um novo canal de vendas. A rede varejista atuará dentro das redes sociais através do “Magazine Você”, uma loja virtual em que o usuário poderá montar uma vitrine e vender os produtos da empresa no Facebook e Orkut. A iniciativa é pioneira no Brasil, mas ainda não há uma data oficial para o seu lançamento. A princípio, apenas os funcionários da rede ou pessoas indicadas por eles poderão se tornar “divulgadores”. Aos poucos o programa pretende ser ampliado aos demais clientes da empresa. Os ganhos com as vendas on-line podem ser de até 4,5% sobre o produto.
Para divulgar as mercadorias é preciso realizar um cadastro e ser aprovado pela empresa. Após a confirmação, o usuário precisa escolher as peças, montar sua própria loja e postar nas redes sociais. Em uma vitrine especial com até 60 itens, os amigos adicionados na rede podem ver detalhes como marcas, tamanhos e preços. Na página de vendas, os “divulgadores” poderão opinar e dar dicas que ajudem seus amigos na hora da compra. Esses consultores de vendas não terão vínculo empregatício com a empresa, eles se assemelham aos tradicionais vendedores de cosméticos por catálogos, só que neste caso será uma demonstração virtual.
A vitrine on-line pode ser montada com produtos de qualquer tipo de linha, como eletrodomésticos, eletrônicos, lazer, games, entre outros. Três peças poderão ser destacadas como ofertas diariamente. Após selecionar seu produto, o cliente monta um carrinho de compras e é direcionado ao site do Magazine Luiza para finalização do negócio. “Os consumidores buscam a opinião dos amigos nas redes sociais antes de comprar. Pensando nisso, criamos a melhor ferramenta online capaz de aproximar o comprador do divulgador”, disse Frederico Trajano, diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, através de sua assessoria.
O usuário e também vendedor terá acesso a uma área administrativa onde poderá acompanhar as vendas realizadas e editar sua vitrine de produtos. Esses divulgadores receberão uma comissão que pode variar entre 2,5% e 4,5%, dependendo do valor da venda de cada produto. A expectativa do Magazine Luiza é de que até o final do ano que vem mais de 10 mil lojas virtuais sejam criadas, gerando um milhão de consumidores (baseado na estimativa de que cada usuário possui pelo menos cem amigos nas redes sociais). Os investimentos no projeto e as metas de lucros por este novo canal não foram divulgadas pela empresa.
0 comentários:
Postar um comentário