Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) conseguiram desarticular uma quadrilha especializada em roubos a fazendas e usinas na região. Doze pessoas foram identificadas, entre elas os líderes do bando e os receptadores dos produtos roubados. Na denominada Operação Colheita, desencadeada pelos agentes durante o dia de ontem, quatro homens foram presos por receptação e formação de quadrilha. Os demais integrantes do grupo ainda não foram localizados. Nas investigações, a polícia descobriu que os criminosos articulavam suas ações em Franca e os principais alvos eram usinas de cana-de-açúcar, que estocam grandes quantidades de defensivos agrícolas. Parte do produto roubado foi localizada nas residências de criminosos em Franca, Ribeirão Preto e Ipuã.
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelaram o forte esquema montado pela quadrilha baseada em Franca. O bando praticou assaltos em pelo menos seis regiões. A preferência eram defensivos agrícolas de alto valor no mercado, além de tratores e maquinários usados nas lavouras de cana.
Segundo investigado pela DIG, os acusados, moradores no complexo do Jardim Aeroporto, se reuniam para planejar os ataques e agiam fortemente armados. “Eles combinavam onde iriam roubar. Descobrimos que, entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, eles atacaram usinas e fazendas nos municípios de Araxá, Barretos, Morro Agudo, Restinga e outras cidades do Estado de Minas Gerais. Em todos os roubos praticados usaram revólveres, que ainda não conseguimos localizá-los, mas estamos investigando possíveis esconderijos deste armamento”, disse o delegado Márcio Garcia Murari, que comandou as investigações.
A quadrilha vinha sendo investigada há cerca de três meses, mas os grampos telefônicos tiveram início há um mês. Três equipes passaram a monitorar os suspeitos e descobriram os roubos praticados por eles.
Mandados de busca foram pedidos à Justiça. Ontem os policiais saíram para cumpri-los. “Na casa de um dos suspeitos, em Franca, encontramos defensivos agrícolas roubados, inclusive, a agenda com a contabilidade e as informações da divisão do dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos”, disse Murari.
Três integrantes da quadrilha foram presos ontem em Franca - JMR, 30, FSS, 28, e GMM, 45, todos moradores no Jardim Aeroporto. Em Ipuã, a polícia localizou mais defensivos agrícolas e prendeu o comerciante WABS, 29, acusado de ser um dos principais receptadores dos produtos roubados. Agentes da DIG também rumaram para Ribeirão Preto em busca de outro receptador, mas ele não foi encontrado. Na casa dele mais defensivos agrícolas e material para falsificar o produto foram apreendidos.



0 comentários:
Postar um comentário