19 de fev. de 2011

Hipo o quê? Entenda melhor o que é a doença do Ronaldo Fenômeno


Esta semana teve um significado especial para o esporte mundial: Ronaldo Fenômeno, um dos mais importantes jogadores da história do futebol, anunciou que vai, literalmente, pendurar as chuteiras. Os motivos, segundo ele, são intensas dores no corpo e uma doença com a qual ele convive há quatro anos, o hipotireoidismo. Mas afinal do que se trata o problema de saúde que tirou a camisa 9 do Corinthians?

O hipotireoidismo, segundo o endocrinologista Mauro Roberto de Castro Figueiredo, nada mais é do que o baixo funcionamento da tireóide, uma glândula que mede cerca de cinco centímetros de diâmetro, está localizada no pescoço e é a responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essas substâncias controlam a velocidade com a qual o organismo gasta energia e várias funções vitais, como a frequência cardíaca e a digestão, por exemplo. “Quando o hormônio é produzido em menor quantidade o metabolismo corporal desacelera e passa a funcionar de forma lenta causando sintomas como sonolência, cansaço extremo, depressão, perda da concentração e capacidade de raciocínio e o temido ganho de peso”, garante o médico.

De acordo com o endocrinologista, o hipotireoidismo é uma doença comum - cerca de 5% da população mundial pode desenvolver o problema - e é totalmente tratável, porém a falta de diagnóstico pode agravar o problema e causar doenças cardiovasculares, infarto e insuficiência cardíaca.

Um exame de sangue simples mede a dosagem de hormônio produzido pela hipófise e, caso comprove o problema, ajuda a calcular a quantidade que falta no organismo e que deve ser reposta com hormônios sintéticos.

O QUE É?
Glândula em forma de borboleta localizada na região do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão (popular gogó). Entre 50% a 70% dos pacientes com hipotireoidismo têm depressão; produz os hormônios tiroxina e triiodotironina que contêm iodo e regulam o metabolismo; mantém a temperatura corporal e produz energia.

As causas:
Falta de iodo, usado pela glândula na fabricação de hormônios; problemas genéticos na tireóide; baixa produção do hormônio TSH, produzido pelo hipotálamo, o responsável por estimular a produção dos hormônios da tireóide; inflamações na glândula da tireóide e tratamentos com o de radioterapia ou a retirada do órgão por cirurgia podem causar o hipotireoidismo.

Os sintomas:
Aumento leve do peso (até três quilos, geralmente); sonolência; desanimo; apatia; prisão de ventre; depressão; alterações de humor; pele ressecada; cabelos e unhas quebradiços; falta de energia; colesterol elevado e tornozelos e rosto inchados.

0 comentários:

Postar um comentário