Já pensou passar dois anos trabalhando nos Estados Unidos? Sua chance pode estar no Programa Jovens Profissionais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com sede em Washington e representações na América Latina e no Caribe. O programa não informa os cargos, mas enumera que, para participar, é preciso ter até 32 anos de idade; experiência profissional de, no mínimo, dois anos nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, entre outros.
Para ganhar pontos na seleção é preciso ainda ter conhecimento em áreas consideradas prioridades para o BID, como políticas sociais e produtividade, infraestrutura e instituições para o crescimento, competitividade e bem-estar social, integração internacional competitiva regional e global, segurança alimentar, meio ambiente, mudança climática e energias renováveis. É exigido ainda do candidato inglês e espanhol fluentes.
As inscrições ficarão abertas até 1º de março e o formulário deve ser preenchido no site do Banco: www.iadb.org, no link “Carreiras no BID” e, em seguida, no Programa Jovens Profissionais. Além de avaliar o currículo do candidato, a instituição também faz uma entrevista para identificar características como flexibilidade e capacidade de trabalho; habilidades analíticas evidenciadas pelo sucesso acadêmico; habilidade de trabalhar em equipe e boa comunicação, entre outros. As despesas com a viagem correrão por conta do banco.
A previsão é que a seleção final do programa seja realizada por um comitê de nível sênior formado especialmente para avaliar os concorrentes. A lista dos aprovados geralmente é divulgada em junho ou julho e deve conter entre dez e 14 candidatos. Os convocados começarão a trabalhar a partir do mês de outubro.
Os selecionados para o programa assinarão um contrato de 24 meses com o BID com títulos de funcionários plenos, podendo ser convidados a ocupar o cargo em que estão permanentemente. Segundo a assessoria de imprensa do banco, no Brasil, o salário anual é de aproximadamente US$ 80 mil (cerca de R$ 128 mil). Um Jovem Profissional pode trabalhar tanto em Washington como em qualquer um dos escritórios na América Latina e no Caribe, menos no país de origem.
OPORTUNIDADE
O Programa Jovens Profissionais foi criado na década de 1970 e o número de candidatos brasileiros cresce a cada ano. Em 2008 foram 124 inscritos e quatro foram selecionados. Em 2009, subiu para 137 participantes, mas nenhum brasileiro conseguiu a vaga. No ano passado, 229 jovens de todo País se inscreveram, mas não foram selecionados. Em média, o BID recebe anualmente mais de 3 mil inscrições de interessados de 48 países.
0 comentários:
Postar um comentário